DANÇAS CLASSICAS
As Clássicas:
A Valsa Inglesa já era dançada nas cortes europeias em meados do século XVIII. É uma variação mais lenta da Valsa Vienense, mantendo o compasso 3/4. Ao longo do tempo, à medida que os compositores compunham canções de amor o seu ritmo foi diminuindo. Por ser associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.
O Tango é originário de Buenos Aires (Argentina) e dos seus bordéis. Por isso a forma como era dançada teve que ser adaptada de forma a melhor se adequar aos salões europeus. Talvez devido à sua origem um pouco menos convencional, a forma como é dançada também é ligeiramente diferente das outras danças no que diz respeito à postura.
A Valsa Vienense é de origem austríaca e tem em Johann Strauss Pai e em Joseph Lanner os seus primeiros compositores, por volta do século XIX. Mas a sua coreografia só surgiu no século XX pela mão de Paul Krebs (alemão). Esta música é muito popular por todo o mundo sendo usada muitas vezes no cinema.
O Slow Foxtrot surgiu em 1913 em Nova Iorque (Estados Unidos) quando um artista Vaudeville (Harry Fox) executou um pequeno trote que agradou aos professores de dança social dos salões americanos. A dança foi sofrendo alterações tanto ao nível do ritmo, que foi diminuindo, como ao nível da suavização dos movimentos. Esta dança é mas conhecida por Slow Fox.
Por último o Quickstep, como o próprio nome indica, é uma dança rápida. Começou por ser uma versão com um ritmo mais acelerado do Foxtrot, com uma mistura de Charleston e influência musical do Jazz...